Fechar


Memoria SIMM

Memoria DIMM

Memoria DDR
MEMÓRIAS

Memórias ROM e RAM

Memórias são componentes responsáveis por armazenar dados e programas (instruções) em forma de sinais digitais. Para que os processadores possam executar tarefas, ele busca na memória todos os dados e instruções necessários ao processamento. Existem varios tipos de memória, no computador em particular 02 (Duas) merecem destaque: Memória Rom e Memória RAM

Memória ROM

ROM é a sigla para Read Only Memory (Memória Somente de Leitura). Já pelo nome, é possível perceber que esse tipo de memória só permite leituras, ou seja, suas informações são gravadas pelos fabricantes uma única vez, não podendo ser alterada, mesmo que não sejam alimentadas ou retiradas do circuito eletrônico. Existem três tipos básicos de memória ROM: PROM, EPROM e EAROM

- PROM: Significa Programmable Read Only Memory. São memórias programadas eletricamente, a gravação é feita internamente, mediante o rompimento de "fusíveis", que são queimados de forma a produzir a gravação dos sinais digitais. Os dados gravados na memória PROM não podem ser apagados ou alterados.

- EPROM: Significa Electrically Programmable Read Only Memory. São memórias que podem ser gravadas, regravadas e apagadas. Para apagar seus dados, existem duas formas:

Apaga-se as EPROMs por meio de luz ultravioleta, que incidirá numa janela especialmente construída em cima do chip;
Apaga-se também por meio de pulsos elétricos, que provocam o apagamento colocando todos os dados do interior da memória em nível lógico zero.

- EAROM: Significa Electrically Alterable Read Only Memory. São memórias similares à EPROM. Porém, ao invés do uso de luz ultravioleta, seu conteúdo pode ser apagado aplicando-se um certo tipo valor de voltagem aos pinos de programação.

* Vale citar que existem outros dispositivos que armazenam informações que não podem ser alteradas. O CD-ROM, por exemplo.


Memória RAM

RAM é a sigla para Random Access Memory (Memória de Acesso Aleatório) (Volátil). Este tipo de memória permite a Leitura, Gravação e Regravação dos Dados. No entanto, assim que elas deixam de ser alimentadas eletricamente, ou seja, quando o usuário desliga o computador, a Memória RAM Perde todos os seus Dados. Existem 2 tipos de Memória RAM: Estática e Dinâmica:

Memória Dinâmica: São conhecidas como DRAM (D de Dynamic - Dinâmica) são memórias construídas com elementos CMOS. Uma célula de memória dinâmica consiste num transistor MOSFET e num único capacitor MOS. As principais características desse tipo de memória são:

- Capacidade Alta: Pela sua simples estrutura, a DRAM possibilita concentrar muito mais informação que uma memória estática, ou seja, em relação ao seu tamanho físico uma DRAM tem muita capacidade de armazenamento. Por este motivo são usadas como memórias de armazenamento alto, cujo tamanho aumenta conforme o avanço da tecnologia;

- Velocidade baixa: Devido as capacitâncias das DRAMs, após dois mili-segundos, ela começa a perde carga. Para que os dados não sejam perdidos, aplica-se um pulso de renovação chamado "Refresh". Isto faz com que elas sejam mais lentas que a memória estática;

- Preço: Por causa das características acima, as DRAM são bem mais baratas que as memórias SRAM, vistas abaixo.

Memória Estática: São conhecidas como SRAM (S de Static - Estática) são memórias muito mais rápidas que as DRAM, e têm como principais características:

- Capacidade baixa: ela ocupa muito espaço em relação a capacidade, ex: 32, 64, 256, 512, 1024 e 2048 KB para cada chip ou conjunto de chips de memória;

- Velocidade Alta: tem maior velocidade que a memória DRAM, por este motivo são usadas como Memória Cache. (Esta Memória é encontrada nas placas-mãe nos seguintes valores: 256, 512, 1024 ou 2048 KB. Porém, a memória cache é mais comumente encontrada nos processadores do que nas placas-mãe. Os tipos de memória cache mais usados são: SRAM, COAST e SRAM)

- Preço: são bem mais caras que as memórias DRAM.


Tipos de Memória RAM mais Comuns:

* SIMM Significa Single In Line Memory Module. Este é um módulo de memória SIPP com um sistema melhorado de encaixe. Ao invés de ser encaixado em um soquete tipo DIM, o SIMM-30 é encaixado em um slot de 30 pinos. Eram usados em computadores 386 e nos primeiros 486.

* DIMM Significa Double In Line Memory Module. Este é um módulo de memória SIMM de 168 pinos com contatos nos dois lados. Os módulos de memória DIMM podem trabalhar com o modo ECC (detecção e correção de erros) em 72 bits.

* DDR É um tipo de memória SDRAM que trabalha com transferência de dados de duas vezes o ciclo de clock, podendo chegar a transferir 2,4 Gigabytes por segundo da memória para o processador, e vice-versa, com velocidade de barramento em torno de 200 MHz. As mais utilizadas atualmente





Mais informações sobre este assunto, envie um E-mail para o Professor !!!



Fechar