Memoria SIMM |
Memoria DIMM |
Memoria DDR |
Memórias são componentes responsáveis por armazenar dados e programas (instruções) em forma de sinais digitais. Para que os processadores possam executar tarefas, ele busca na memória todos os dados e instruções necessários ao processamento. Existem varios tipos de memória, no computador em particular 02 (Duas) merecem destaque: Memória Rom e Memória RAM
Memória ROM
ROM é a sigla para Read Only Memory (Memória Somente de Leitura). Já pelo nome, é possível perceber que esse tipo de memória só permite leituras, ou seja, suas informações são gravadas pelos fabricantes uma única vez, não podendo ser alterada, mesmo que não sejam alimentadas ou retiradas do circuito eletrônico. Existem três tipos básicos de memória ROM: PROM, EPROM e EAROM
- PROM: Significa Programmable Read Only Memory. São memórias programadas eletricamente, a gravação é feita internamente, mediante o rompimento de "fusíveis", que são queimados de forma a produzir a gravação dos sinais digitais. Os dados gravados na memória PROM não podem ser apagados ou alterados.
- EPROM: Significa Electrically Programmable Read Only Memory. São memórias que podem ser gravadas, regravadas e apagadas. Para apagar seus dados, existem duas formas:
Apaga-se as EPROMs por meio de luz ultravioleta, que incidirá numa janela especialmente construída em cima do chip;
Apaga-se também por meio de pulsos elétricos, que provocam o apagamento colocando todos os dados do interior da memória em nível lógico zero.
- EAROM: Significa Electrically Alterable Read Only Memory. São memórias similares à EPROM. Porém, ao invés do uso de luz ultravioleta, seu conteúdo pode ser apagado aplicando-se um certo tipo valor de voltagem aos pinos de programação.
* Vale citar que existem outros dispositivos que armazenam informações que não podem ser alteradas. O CD-ROM, por exemplo.