Fechar

MOUSE
Mouse Optico Mouse Padrão USB DIM Mini Dim

M O U S E

Gostaria de saber qual é a diferença entre um mouse óptico e um mouse comum e também a diferença entre um mouse com fio e um mouse sem fio. Qual é melhor para se usar?

No mouse comum, a movimentação da posição do cursor é feita através de uma esfera localizada na parte inferior do mouse. Com o tempo, essa esfera fica suja, sujando também os roletes de movimentação da esfera. Com isso, de tempos em tempos, o mouse comum fica "agarrando", sendo necessário abrir o seu compartimento inferior e limpar a sua esfera e os roletes existentes. Já no mouse óptico não há essa esfera e sua base é reta. A movimentação do cursor é feita através de um sensor óptico. Por não ter a esfera e os roletes, o mouse óptico não sofre do mesmo problema de ficar "agarrando" vez por outra, deslizando com muito mais suavidade. Todavia, o mouse óptico também acumula sujeira em sua base, sendo necessário limpá-lo de vez em quando (porém com uma freqüência muito menor que o mouse comum). Já a diferença entre mouse com fio e sem fio é meio óbvia. O mouse com fio é ligado diretamente ao micro (porta serial, porta USB ou porta PS/2, dependendo do modelo). Já no mouse sem fio um sensor é ligado diretamente ao micro e o mouse comunica-se com esse sensor através de ondas de rádio, não havendo um fio preso ao mouse. O mouse sem fio é normalmente alimentado por duas pilhas do tamanho AAA e a única desvantagem do mouse sem fio é você ter que trocar as pilhas de tempos em tempos. A questão de qual é o melhor mouse é questão de gosto pessoal e de quanto você está disposto a gastar nesse periférico, já que os mouses ópticos e os modelos sem fio são mais caros do que o mouse comum.

No mouse de três botões, como eu faço para configurar o botão do meio?

Você deve instalar o software que vem com o mouse para habilitar o botão do meio. Esse botão pode ser programado da maneira que você quiser, por exemplo, como um atalho para um programa que você use muito. Se você não tem esse software (o seu mouse veio sem disquete ou CD de instalação), experimente usar o driver dos mouses da Logitech, em geral funcionam com qualquer mouse de três botões: Para baixar o software

Como funciona a parte interna do mouse? Como ele sabe que está indo para frente ou para traz se ele usa luz?

Você já deve ter reparado que os mouses possuem um bola, que é responsável por seu movimento. Essa bola, ao mover-se, provoca o movimento de dois roletes. Um dos roletes serve para medir o movimento efetuado no eixo "x" (ou seja, para os lados) e o outro rolete serve para medir o movimento efetuado no eixo "y" (ou seja, para cima e para baixo). Na ponta desses roletes existe um disco perfurado, que por sua vez fica ao centro de um conjunto óptico. Esse conjunto óptico consiste em um LED emissor de luz infravermelha e um sensor de luz infravermelha localizado bem em frente. Quando movemos o mouse, o disco perfurado roda, fazendo com que horas o sensor receba a luz que está sendo transmitida pelo LED, horas não. Assim, o circuito eletrônico do mouse tem como saber quanto o mouse foi movido, pois ele "conta" quantas vezes a luz foi interrompida - ou seja, quantos "buracos" do disco perfurado passaram pela frente do conjunto óptico. Por fim, o circuito eletrônico transmite ao micro os valores das coordenadas x e y do mouse. Esses valores serão interpretados pelo driver do mouse do sistema operacional, que então efetuará a ação correspondente, como mover o cursor para a nova posição x/y ou acionar alguma função, caso você tenha pressionado um dos botões do mouse. Na verdade, existem dois sensores ópticos um do lado do outro. Assim, o mouse tem como saber se a bola está rodando para um lado ou para o outro: ele verifica qual dos dois sensores foi acionado primeiro (isto é, percebeu o movimento do disco perfurado). Os primeiros mouses eram mecânicos, isto é, em vez de usarem sensores ópticos, utilizavam contatos mecânicos para efetuar a mesma tarefa. Não era raro esse tipo de contato apresentar mau-contato, por isso os mouses com sensores ópticos passaram a ser os preferidos.

O que é "mouse PS/2"?

Existem dois tipos de mouse: mouse serial e mouse de barramento (bus mouse). O mouse de barramento usa o mesmo padrão de mouse do micro PS/2 da IBM e por isso também é conhecido por esse nome. Se você usar um mouse PS/2 em seu micro, você liberará uma das portas seriais, podendo, portanto, conectar mais periféricos às portas seriais do micro. A única desvantagem do mouse PS/2 é que ele é bem mais caro que o mouse serial. Na hora de comprar, basta procurar nas lojas por "mouse PS/2".





Mais informações sobre este assunto, envie um E-mail para o Professor !!!



Fechar