Também conhecida por Motherboard, Mainboard, ou placa de CPU, a placa-mãe é responsável pelo envio dos dados de um lado
para o outro, ou seja, do processador para a memória, de dispositivos externos ao processador ou de dispositivos externos
para a memória. Ela que interliga todos os dispositivos do computador. A qualidade de cada placa-mãe determina o quanto sua
máquina será eficiente. No mercado, há vários fabricante de placas-mãe, que não são necessariamente os fabricantes dos
chipsets das placas. Existem modelos da fabricante ASUS, por exemplo, que trabalham com chipsets das marcas Via e SiS.
Por isso, podemos dizer que a qualidade de uma placa-mãe depende primeiramente de quem a fabrica, e depois do fabricante
do chipset, em seguida para quais processadores ela trabalha.
Clock Interno e Externo das Placas-Mãe:
O Clock Interno é um parâmetro que indica qual é a velocidade interna com a qual o processador trabalha. Veja as velocidades. Quanto menor o número, mais antigo é o processador: 6, 8, 10, 12, 16, 20, 25, 33, 40, 50, 60, 66, 75, 80, 90, 100, 120, 133, 166, 150, 180, 200, 233, 266, 300, 333, 350, 366, 380, 400, 450, 500, 550, 600 MHz e 1 GHz, 1,4 GHz, 1,7 GHz, 2,4 GHz, etc.
O Clock Externo indica a velocidade de transmissão do barramento de dados da placa-mãe para o processador e vice-versa. Podem ser conectados diversos processadores em uma mesma placa-mãe (método usado em computadores sofisticados e servidores), sendo que para isso, é necessário configurar o clock externo da placa-mãe, que por sinal depende do clock interno do processador. Veja alguns valores possíveis: 25, 33, 40, 50, 55, 60, 66, 75, 83, 90, 100, 120, 133, 150, 200, 250, 400 MHz.
Slot
Os mais comums nas placas-mãe: ISA, PCI e AGP.
Jumpers
São pequenas peças plásticas, nas quais existem dois contatos ligados internamente, que são encaixados em pinos metálicos. Eles são responsáveis pela configuração interna da placa.
OBS: Consulte o manual da Placa Mãe antes de alterar-los.
BIOS
Na BIOS da placa-mãe fica gravada em um chip conhecido como CMOS. As BIOS mais usadas são fabricadas pela AMI e pela AWARD. As BIOS atuais são muito fáceis de atualizarei, bastando, muitas vezes, dar um boot usando um disquete que tenha um programa apropriado para isso.
Placas Mãe OnBoard
As placas-mãe Onboard são aquelas que possuem alguns recursos(internos a Placa) como: Som, Vídeo, Modem, Rede, etc, ou seja, em vez de ter uma placa para cada um desses dispositivos, ela mesma executa a função de cada placa. Isso é possível através de chipsets que contém instruções para executar cada função Onboard (na placa). Esse tipo de placa proporciona baixo custo na hora de montar um computador, mas deixa o desempenho comprometido, pois o processador passa a executar tarefas que em motherboards normais, são feitas pelas placas de expansão (placas de vídeo, som, etc). As placas desse tipo mais encontradas, são fabricadas pela PC Chips e, pelo menos no Brasil, dominam mais de 50% do mercado.
Placas Mãe OffBoard
São aquelas que não possuem os recusos acima citados, para tanto, este tipo de Placas Mãe geralmente possui vários Slots disponíveis para encaixe das respectivas placas de dispositivos (Som, Vídeo, Modem, Rede, etc). Estas Placas posuem maior desempenho que as OnBoards e também são mais caras.
A manutenção é facilitada porque caso alguma placa de dispositivo apresentar problema basta substituir por outra, no caso das Onboards vc tb precisa comprar uma nova placa, antes porém precisa verificar se existe slots disponíveis.
SLOTs | Encaixe para Processador Encaixe para Memória |